Pages

  • RSS

quarta-feira, 21 de abril de 2010

Há Tanto Tempo Que Te Amo


"Há Tanto Tempo Que Te Amo" é o filme de estréia do francês Philippe Claudel, que conta a história de Julliete. Uma mulher que após passar 15 anos em uma prisão, retorna à sociedade e ao convívio com sua irmã mais nova, Léa.

O Drama se desenvolve em torno de um segredo familiar. Não sabemos nada a respeito de Julliete ao passo em que somos introduzidos no mundo de Léa e de sua nova família. Claudel fez um trabalho de roteiro e de narração brilhantes, porque em nenhum momento incluímos Julliete naquele ambiente familiar. Seu recomeço é arredio, lento. A câmera mal se move quando apresenta Julliete, demonstrando a sua estagnação no tempo. O seu figurino também contribui para demonstrar esta situação de "não pertencimento".

Em determinado ponto, a narrativa se torna um pouco lenta. Mas isto não torna a película desagradável em nenhum momento. Arrisco-me a dizer que foi introduzida de forma correta, demonstrando o quão lenta e difícil é a nossa adaptação e superação de preconceitos. E neste segundo ato, somos introduzidos a personagens que contribuem de forma decisiva para a adaptação de Julliete, como no drama do Capitão Fauré que vive em um tipo de prisão metafórica.

Kristin Scott Thomas como Julliete está maravilhosa. Sua atuação é precisa e demonstra real entrega ao personagem.

O desfecho é extremamente sensível e duro, ao mesmo tempo. O contraponto com o exterior foi perfeitamente bem colocado e demonstra que o diretor foi seguro quanto aos seus interesses com este filme.

Entrou com toda segurança em minha lista de filmes preferidos. Super recomendado!

Direção e Roteiro: Philippe Claudel
Elenco: Claire Johnston (Mãe de Julliete e Léa), Frédéric Pierrot (Capitão Fauré), Laurent Grévill (Michel), Serge Hazanavicius (Luc), Elsa Zylberstein (Léa), Kristin Scott Thomas (Juliette Fontaine), Catherine Hosmalin (Assistente Social), Olivier Cruveiller (Gérard), Mouss (Samir).
2008

Obs: Copiando parte do estilo de postagem do Galvão, do Galvanismo.

7 comentários:

Luis Galvão disse...

Eu simplesmente adorei esse filme! O acho tão verdadeiro e com uma atuação tão poderosa de Kristin que considero ser a melhor daquele ano. Sem dúvidas, Claudel começou com o pé direito!

Eduardo Porto disse...

Seu blog é lindo, desde o layout, passando pelos textos e com fotos que transmitem a emoção de cada texto.

Parabéns! Te linkarei nos Desocupados também.
Cinema para Desocupados

Elton Telles disse...

Olá Daniela!
Descobri você no meu twitter =)

"Há Tanto Tempo que Te Amo" é um filme arrebatador! Gostei da leveza com que o filme foi conduzido, mas reservando algumas cenas para um triste aperto no coração - como o próprio desfecho que vc citou ou aquela parte que envolve uma entrevista de emprego. Os olhos dos atores, a expressão... dizem tudo!

E Kristin Scott Thomas e Elsa Zylberstein... nem me arrisco a dizer quem está melhor (até porque nao vem ao caso), mas são interpretações irrepreensíveis, dignas de nota.


Vou add o Lágrimas e Cinema no meu blog.
http://pospremiere.blogspot.com/


Abs!

Jardel Nunes disse...

Sua descrição deixou o filme muito interessante.. ainda não o assisti, mas pretendo coloca-lo em minha lista, que está meio grande mas um dia eu chego nele hehe
Belo blog, belo trabalho...

Cristiano Contreiras disse...

Um filme belissimo, delicado e emocional - seu ótimo texto, como sempre, consegue destacar a atmosfera do filme.

Abraço!

bruno knott disse...

até agora eu não tinha muito interesse no filme, mas mudei de opinião dps da tua crítica. pretendo assisti-lo.

abs!

Daniela Gomes disse...

Jardel, Bruno: fico muito feliz em saber que despertei a curiosidade de vocês. Tenho certeza de que irão gostar do filme :)

Jardel, quando às listas. Também tenho a minha e sei o quanto é difícil consluí-la! Rs! Cada dia acrescento mais um... rs