Pages

  • RSS

sábado, 3 de abril de 2010

Minha experiência com "Julie & Julia"


Sábado de Aleluia e aqui estou para inaugurar o meu blog sobre cinema. A ideia de voltar a manter um blog me surgiu há uns meses atrás, mas até então não consegui um estímulo satisfatório. Não é fácil me comprometer com um blog, quando eu mal consigo estar em dia com as leituras do meu curso e com os filmes que deveria estar vendo para a minha futura monografia. Veja bem, estou no 3º período de História e já preciso estar atenta à minha monografia.
Nesses tais meses atrás, comecei um rascunho para primeiro post. Nele eu escrevi algo que serve perfeitamente para finalizar esta introdução, que é o seguinte: Quero voltar a escrever, mas escrever sobre o que gosto e sobre o que eu aprendi sobre o que eu gosto durante todos esses anos.
Então é a partir desta frase que eu inicio o meu comentário sobre o filme "Julie & Julia". Mas fique claro que hoje eu irei comentar apenas a minha experiência com filme, que serviu como motor para o início do meu blog.



Julie & Julia narra a história de duas mulheres, Julie Child e Julia Powell, que em determinado momento de suas vidas buscaram a culinária como uma ocupação adicional para suas vidas, até então, "monótonas".
Julie Child vive na Paris de 1948, onde o ofício da culinária era exercido majoritariamente por homens. Em busca de livros que ensinem a culinária francesa para "mulheres americanas", e na falta destes, Julie ingressa na Le Cordon Bleu. Após o curso resolve entrar no projeto de um livro de culinária para americanas. E é a partir deste livro que a vida dessas duas mulheres se ligam.
50 anos depois, Julia Powell busca sua ocupação através da leitura e reprodução das receitas de Julie Child. Todas as reproduções passam a ser registradas em seu blog. Então, aqui começam as minhas experiências. O mundo blogueiro é de certa forma, apresentado pela Julia. "Como escrever; sobre o quê escrever; quem irá ler", são algumas das dúvidas que o personagem apresentou inicialmente, assim como eu. A ansiedade em receber comentários, como se estes fossem os reais indicativos de que existem pessoas que leem e gostam do que leem. Ansiedade que eu senti várias vezes, em vários blogs que eu mantive em minha juventude/adolescência. E então eu tomei a iniciativa da personagem como minha, para mim. O título do meu blog, por exemplo, é em referência a um livro que li recentemente e que me influenciou, decisivamente, nos rumos que quero seguir com o meu curso. O livro, que indico como extremamente necessário aos amantes do drama romântico, é: Lágrimas de Luz - O Drama Romântico no Cinema, de Heitor Capuzzo.
Assim como a narrativa do filme, na sala de cinema eu tentei cruzar a minha vida com as decisões da personagem. Então nada mais justo do que iniciar o blog com comentários sobre este filme.


Amy Adams é um doce atuando. Mas o que segura o filme, indiscutivelmente, é a magnífica Meryl Streep (e aqui o parêntese é extremamente pertinente, para demonstrar a minha frustração em relação ao Oscar dado à Sandra Bullock!). A história da Julia, em si, não é atrativa. Mesmo o filme sendo construído a partir da ótica desta, retirada de seu livro: Julie & Julia.

Não pretendia me estender desta forma, mas já o feito, espero que gostem. Aos que ainda não assistiram, desejo uma boa sessão!

2 comentários:

leo disse...

acho Julie & Julia um filme muito bonzinho , mas que não passa disso.
Concordo totalmente com os seus comentários sobre Meryl Streep e como o Oscar é demente em premiar Sandra Bullock por um papel que qualquer uma podia fazer.
Ótimo Texto , abraços

Anônimo disse...

Boa iniciativa do blog Daniela. Abri um no fim do ano passado mas pela correria nao to tendo tempo de manter. NAO DESISTA. Bjz
Set Palavras.