Pages

  • RSS

terça-feira, 4 de maio de 2010

Preciosa - Uma História de Esperança


Gosto de dramas, já disse em minha descrição. Mesmo aqueles que conseguem me perturbar por semanas, como foi o caso de "Pecados Íntimos" de Todd Field. A cena final com o pedófilo na gangorra é, com toda certeza, a cena que mais me perturbou na vida. Preciosa não foi diferente. A temática do filme já é em si extremamente perturbadora, para começar. Problemas familiares que envolvem encesto sempre são temas fortes.

“Why me?”, questionamento chave da vida de Claireece Preciosa Jones, jovem de apenas 16 anos que foi violentada pelo pai e cresceu sofrendo abusos e sendo tratada com violência pela mãe, Mary. Grávida de seu segundo filho, Preciosa é introduzida como uma jovem agressiva e que procura em suas ilusões um apoio para suportar as adversidades em sua vida.

É uma aluna inteligente, mas travada. Por estar grávida novamente, e por se negar a denunciar os abusos sofridos em casa, por medo das ameaças de sua mãe e pela necessidade de manter o auxílio que sustenta esta, Preciosa é expulsa de sua escola e encaminhada para um sistema educacional alternativo. Este ambiente é o palco para todas as transformações na vida de Claireece, que começa a participar das atividades escolares, a superar suas dificuldades e a enfrentar seus problemas expondo-os lentamente para a persistente e dedicada professora, Sra. Rain. Em um ambiente que suporta outras jovens que possuem problemas variados, ela se sente segura. Constrói suas amizades.

O filme possui cenas fortes perfeitamente bem construídas, algumas delas com a presença sensacional de Mo’Nique que é uma vilã detestável, mas que se encaminha para um desfecho chocante, repugnante e sensível ao mesmo tempo. O momento em que você tenta compreender as atitudes repulsivas de alguém é sempre violentamente tocante.

Mas toda a força do filme se encontra em seu segundo momento. Gabourey Sidibe se destaca neste segundo ato da narrativa, fazendo valer todo o destaque dado à sua atuação. Um início de carreira fantástico.

Lee Daniels acerta na condução de seus personagens, mesmo que ele exagere gastando certo tempo nas fantasias de Preciosa, que mesmo sendo necessárias para a compreensão da jovem em um primeiro momento, se tornam longas e chatas em certo ponto.

Passei a madrugada relembrando o filme e com certeza este efeito perdurara durante a semana, ou o mês. É uma pena que está temática não seja tão assistida como tantos outros dramas familiares.

Quanto às lágrimas, não tive como contê-las.


Direção: Lee Daniels
Roteiro: Geoffrey Fletcher, baseado em livro de Sapphire
Elenco: Gabourey Sidibe (Claireece "Preciosa" Jonas), Mo'Nique (Mary), Rodney Jackson (Carl), Paula Patton (Sra. Rain), Mariah Carey (Sra. Weiss), Sherri Shepherd (Cornrows), Lenny Kravitz (Enfermeiro John), Stephanie Andujar (Rita), Chyna Layne (Rhonda), Amina Robinson (Jermaine), Xosha Roquemore (Joann), Angelic Zambrana (Consuelo), Aunt Dot (Tootsie), Nealla Gordon (Sra. Lichtenstein), Barret Helms (Tom Cruise), Kimberly Russell (Katherine), Bill Sage (Sr. Wicher), Sapphire, Patty Duke
2009


5 comentários:

Luis Galvão disse...

Esse é um daqueles filmes que deixa a pessoa MUITO triste ao final (rsrs). Acho que - em certas partes - o longa exagera um pouco, mas nada que abale seu desempenho. E Mo'Nique botando medo!

Jardel Nunes disse...

Passando pra avisar que você ganhou o Selo – Prêmio Dardos lá no Topangablog... agora é só passar lá, pegar o seu selo e repassar para outros blogs..
O link é: http://topangablog.blogspot.com/2010/05/selo-premio-dardos.html

Abraços e até

Cristiano Contreiras disse...

Muito bom o filme, altamente melodramático sim mas convence e tem realismo. As atuações estão soberbas mesmo e Mo'Nique mereceu o oscar de coadjuvante.

Eu também acho que as cenas das fantasias de Precious poderiam ser menores...mas, o filme é válido.

Abraços cinéfilos!

Elton Telles disse...

Olá, Daniela!
As atuações emocionalmente devastadoras é o grande forte de "Preciosa". Como cinema, não gostei muito do filme, embora tenha me emocionado. Acho que a mensagem de esperança foi uma ótima intenção, mas tive a impressão de que o filme não teve uma pegada tão firme e consistente.

Mo'Nique em um trabalho sensacional!


abs!

Daniela Gomes disse...

Elton, eu concordo com você. Acabei deixando alguns comentários de fora do meu post, e uma parte deles é exatamente sobre isso. Tentar introduzir um pouco de comédia em uma trama forte como está chegou a ser desrespeitoso em minha opinião. Como por exemplo, e aviso o spoiler deste comentário, a cena em que "Preciosa" está na maca gritando em trabalho de parto. A interrupção do enfermeiro foi constrangedora e extremamente desnecessária.

Abraços